segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mural de Recados

Oi pessoal! Este mural de recados é para que possamos deixar sugestões, recados, indicações de bons livros, filmes. Enfim, o que vocês quiserem.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Construindo frases.

Oi pessoal vi essa atividade em uma comunidade muito legal do Orkut, chamada Arte e manhas da Língua. A nossa Língua Portuguesa nos possibilita brincar com as palavras de uma maneira divertida e prazerosa. Então? Vamos brincar com as palavras?


Pegue a última palavra da frase anterior, reescreva-a e continue a frase de novo, ela não precisa continuar a linha de raciocínio da anterior. Olhe o exemplo:



Meu tio tem um lindo sítio.

Sítio é um bom lugar para passar as férias.

Férias é tudo de bom.

Bom é não fazer nada.


VOU COMEÇAR:


Hoje será o melhor dia de toda a minha vida!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010






Ouvindo histórias...

Você já ouviu uma historia? Seu pai, sua mãe, sua avó já te contaram uma historia?

Mais que uma linguagem prazerosa e educativa, a ação de contar e ouvir histórias possibilita o resgate da memória cultural e afetiva. Contar histórias é a mais antiga das artes. Nos velhos tempos, o povo se reunia ao redor do fogo para se esquentar, alegrar, dialogar, narrar acontecimentos. As pessoas assim reunidas contavam e repetiam histórias, para guardar suas tradições e sua língua. Assim transmitiam a história e o conhecimento acumulado pelas gerações, as crenças, os mitos, os costumes e os valores a serem resguardados pela comunidade.

Vamos ouvir uma historia? Ouçam a historia a seguir e comentem se gostaram dela e da maneira como foi contada.


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PRODUÇÃO DE AUTOBIOGRAFIAS

Aulas de produção de texto são sempre envolventes e exigem muita criatividade.


Durante as aulas de Língua Portuguesa, no 8º ano do ensino fundamental II, turma 04, turno vespertino, do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, vínhamos realizando leituras de algumas obras do célebre escritor brasileiro, Machado de Assis, algumas HQ de Maurício de Sousa, textos de Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, entre outros. Por esse motivo considerei pertinente fazermos um trabalho voltado para o estudo das suas biografias, o que, consequentemente, estimularia os alunos a produzirem o seu próprio texto biográfico.

No primeiro momento a sala foi organizada em equipes com quatro alunos em cada uma. A seguir, comentei com os alunos sobre o conceito de biografia e textos biográficos. Após esta conversa informal, foram distribuídos textos biográficos de: Machado de Assis, Maurício de Sousa, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Renato Aragão, Ziraldo, Silvio Santos, Xuxa Meneguel e Vinícius de Moraes. Foi estipulado um tempo para a leitura silenciosa e em seguida cada equipe socializou os seus textos de uma forma descontraída. Esta atividade teve como objetivo reconhecer a biografia como um dos gêneros textuais; identificar que tipos de informações constituem um texto biográfico e desenvolver potencialidades na sistematização das idéias através da produção textual.

Os alunos gostaram muito das biografias que leram, pois foram de pessoas que eles já conheciam. Depois das discussões os alunos elaboraram sua própria biografia contando um pouco de suas vidas.

Quem aqui na sala possui um blog? Essa foi uma pergunta que fez com que a turma me olhasse com curiosidade. Alguns disseram que tinham e outros não sabiam o que era. Expliquei o que era um diário virtual e público. (gostaram muito) Aproveitei o ensejo para pedir uma pesquisa sobre o tema. Escrevi na lousa o endereço do meu blog e pedi para que postassem as biografias nele. Os colegas da classe que sabiam o que era blog disseram que iriam ajudar quem não sabia.

Vamos à produção, turma!!!