sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ATIVIDADE SOBRE O FILME "O PODER DA ESPERANÇA"

O filme "O poder da esperança" nos convida à reflexão sobre a forma com as pessoas com necessidades especiais são tratadas, em inúmeras vezes,  pelas pessoas ditas "normais". Após tê-lo assistido na aula de língua portuguesa com a professora Luciana Pereira, você, estudante da 8ª série do Col. Est. Gov. Luiz Viana Filho, leia a sinopse do mesmo e escreva um comentário crítico abordando os seguintes aspectos:


  •   O preconceito contra pessoas com necessidades especiais;
  •  O crescimento individual e coletivo que a convivência com pessoas com     necessidades especiais pode nos proporcionar;
  •  A quebra paradigmas de exclusão e segregação social com relação às pessoas com necessidades especias.

Sinopse: Durante a infância, Richard Pimentel teve que enfrentar a instabilidade de sua mãe e a morte de seu pai. Na adolescência, começa a expor seus problemas aos colegas de escola e descobre o dom para discursos. Quando entra na Universidade, Richard conhece seu ídolo Ben Padrow, que o rejeita como seu mentor por achar que ele só poderia ter muitos temas para debate, após ter vivido uma vida inteira. O jovem e ambicioso Richard vê então seus sonhos se desmoronarem e resolve se alistar no exército. Durante o combate no Vietnã, ele acaba perdendo a audição por causa de uma explosão. Ao retornar para a civilização, Pimentel tem que enfrentar sua nova condição. Diante das dificuldades, ele se empenha para mostrar que não é inferior a ninguém e começa a defender idéias sobre os direitos dos deficientes, chamando a atenção do governo e da sociedade para uma realidade a qual muitos fecham os olhos.






segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Quem conta um conto, aumenta um ponto.(produção de texto)



ATIVIDADE PARA 6ª SÉRIE (7º ANO)
COLÉGIO EST. GOV. LUIZ VIANA FILHO





Agora que vocês já ouviram e já comentaram sobre a história: “A princesa e o sapo”, vamos usar a imaginação e tentar completar uma historia? Observe a seguir o início da história que eu encontrei no site Pequeno artista, o título é “A Princesa e o Guardião”. Vamos continuar e dar um final a históra?



Há muito tempo, num lugar muito distante, num país que ninguém jamais ouviu falar, havia um reino chamado Passarás. Todos viviam em paz naquele lugar. Não havia brigas, disputas, nem qualquer tipo de desentendimento entre os habitantes de Passarás. O rei e a rainha eram muito felizes também. Tinham uma única filha, a jovem mais bela de todo o reino.


Quando a princesa completou 18 anos, todos começaram a comentar que ela estava em idade de casar. Mas, como o reino era muito distante e não havia outros principados vizinhos, o rei e a rainha resolveram fazer um concurso real para encontrar o esposo perfeito para a princesa. O problema é que ela já estava apaixonada pelo guardião real e ele também por ela.

A princesa tentou convencer os pais de que não era preciso fazer concurso algum, pois já havia encontrado sua alma gêmea. Infelizmente,