sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ATIVIDADE SOBRE O FILME "O PODER DA ESPERANÇA"

O filme "O poder da esperança" nos convida à reflexão sobre a forma com as pessoas com necessidades especiais são tratadas, em inúmeras vezes,  pelas pessoas ditas "normais". Após tê-lo assistido na aula de língua portuguesa com a professora Luciana Pereira, você, estudante da 8ª série do Col. Est. Gov. Luiz Viana Filho, leia a sinopse do mesmo e escreva um comentário crítico abordando os seguintes aspectos:


  •   O preconceito contra pessoas com necessidades especiais;
  •  O crescimento individual e coletivo que a convivência com pessoas com     necessidades especiais pode nos proporcionar;
  •  A quebra paradigmas de exclusão e segregação social com relação às pessoas com necessidades especias.

Sinopse: Durante a infância, Richard Pimentel teve que enfrentar a instabilidade de sua mãe e a morte de seu pai. Na adolescência, começa a expor seus problemas aos colegas de escola e descobre o dom para discursos. Quando entra na Universidade, Richard conhece seu ídolo Ben Padrow, que o rejeita como seu mentor por achar que ele só poderia ter muitos temas para debate, após ter vivido uma vida inteira. O jovem e ambicioso Richard vê então seus sonhos se desmoronarem e resolve se alistar no exército. Durante o combate no Vietnã, ele acaba perdendo a audição por causa de uma explosão. Ao retornar para a civilização, Pimentel tem que enfrentar sua nova condição. Diante das dificuldades, ele se empenha para mostrar que não é inferior a ninguém e começa a defender idéias sobre os direitos dos deficientes, chamando a atenção do governo e da sociedade para uma realidade a qual muitos fecham os olhos.






18 comentários:

Lu disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
monica disse...

Acho o preconceito com pessoas de necessidades espéciais uma grande ignorancia de pessoas que só sabem olhar para o próprio umbigo, e acha que o Mundo gira em torno delas, não sabendo que essas pessoas também colocam um mundo pra frente, sendo: cego,cadeirante,mudo ou surdo etc...
O crescismento individual e coletivo proporciona a cada um algo comum ou incomum do dia a dia que pode ser valorizado a cada dia a cada conhecimento que ambas pode se pemitir tolerando as diferenças de cada um seja ela qual for,todos são iguais as necessidades são só um complemento de alguém melhor.
Nunca se deve querer separar as pessoas por cor,raça ou religião e ninguém deve seguir isso como padrão que isso não é nada normal.

ANA BEATRIZ HOLANDA RODRIGUES disse...

O FILME MOSTRA DE UM RAPAZ QUE SONHA TER O SEU FUTURO MELHOR,APESAR QUE A MUITOS ANOS ELE SEMPRE TEVE ESSA VISÃO.MAS MESMO SABENDO QUE A VIDA COLOCOU UM PONTO FINAL DIANTE DAS SUAS ESPERANÇAS,ELE NÃO DESISTIU E FOI ATRÁS,PORQUE ACREDITOU MESMO HAVENDO AQUELA TRÁGEDIA.
POR ISSO DEVEMOS ACREDITAR EM TUDO AQUILO QUE QUEREMOS POSSUIR OU GARANTIR MELHOR QUE ACHAMOS PARA O NOSSO FUTURO.E NÃO PENSAR QUE NADA VAI DAR CERTO,POR ACONTECER TRÁGEDIA OU ALGO ASSIM EM SUA VIDA.É MELHOR PENSAR POSITIVO PARA QUE NOVAS ESPERANÇAS POSSAM ACONTECER EM NOSSAS VIDAS.

elizama batista da silva disse...

o filme mostra que pessoas com deficiencia nao sao incapazes,sao determinadas...pessoas que nao se limitam so porque os outros parecem ter algo de vantagem,ninguem e perfeito.....a mensagem do filme foi muito boa,abre a mente.....a deficiencia de delas mostrou que mesmo com dificuldades nao se deixavam desanimar e nao desistiam do alvo,seu objetivo...

elizama da silva batista disse...

o preconceito apesar de ser um ato de egoismo e insensibilidade, infelizmente vemos muito isso acontecer ao nosso redor,mais mesmo com o preconceito os deficientes jamais devem para de lutar para conseguir um lugar digno na sociedade,e mostrar para as pessoas que apesar de ser diferentes eles podem correr atras e consegui realizar seus sonhos como qualquer outra,o filme o poder da esperança é um filme que mostrar a realidade da vida dos deficientes que são ignorados pelas pessoas,eu sinceramente não vi o fim do filme mais acredito que o protagonista deve ter conseguido mostrar para as pessoas que ele conseguiu e que ele não é inferior a niguem,como tem que ser na realidade.

Edvânia Gomes Queiroz disse...

Richard Pimentel cresceu numa família disfuncional. Foi o único sobrevivente entre os 8 filhos que seus pais geraram. Todos os anos sua mãe preparava a festa de aniversário dos outros 7, e tentava o suicídio. Ainda pequeno, perdeu o pai. Mas descobriu que tinha o dom de falar em público. Já na faculdade, decepcionou-se ao ser rejeitado pelo orientador que escolhera. Com isso alista-se no exército e vai para o Vietnã, de onde volta surdo. Lutando contra essa desvantagem é que sua vida começa a ganhar sentido. Percebe que pode tornar visíveis os deficientes e ajudá-los a se verem como cidadãos válidos. Dando palestras para vários órgãos do governo, sua atuação foi fundamental para a elaboração da "Americans with Disabilities Act" (ADA) de 1990, lei que proíbe a discriminação das pessoas portadoras de deficiências.

então tudo isso quer dizer que o Richard, teve sua coragem de continuar e batalhar e ajudar os deficientes e ele não teve vergonha de ser bondoso, enquanto outras pessoas só sabiam rir do defeito deles e serem preconceituosos.
e o Richard mostrou que a deficiência não atrapalha em nada, e que tudo pode com ela e sem ela.
E enquanto a infância dele eu acho que ele foi muito corajoso de enfrentar e seguir em frente ao perder seus pais e continuar a viver.

Bruno Tierre disse...

Eu acho que o preconceito contra as pessoas especiais no brasil é muito constante.Mai tambem no mundo iteiro é constante o preconceito contra as pessoas com deficiencia.No filme o preconceito contra Richard e seu amigo deu a richard coragem para seguir em frente com seu trabalho de ajudar os que tem deficiencia.
A comvivência com as pessoas cm necessidade especiais pode nos proporcionar mas exeriencia com o fato de coviver com uma pessoa com deficiencia é como lidar com eles.
As pessoas com deficiencia para eles ter trabalho em algum lugar do
mundo é dificili.A pessoa deficiencia para ela ter o mesmo beneficio que uma pessoa normal tem é dificio mos é um direito de todos.

Matheus da luz anunciação disse...

o preconceito com as pessoas portadoras de deficiências especiais vem por que achamos que eles não são capazes de ter algum tipo de trabalho assim pensamos que ele nos dão "trabalho" mas , com o crescimento de pessoas portadoras de deficiências gabaritados e abios a qualquer tipo de trabalho .afirmo que eles são auto-suficientes e produtivos e possuem um poder de superação e deixarão de ser anônimos para ter seu espaço em nossa sociedade.

Hugo Souza Amorim disse...

O preconceito contra pessoas com necessidades especiais são comuns em todo lugar, tem muitos problemas para eles, em alguns lugares nas ruas não tem rampas lojas não oferecem acessórios adequados, alguns ônibus não tem degraus automáticos, no Maximo só dá para uma pessoa em cada ônibus, trabalhos para eles são muitos difíceis.
A convivência com pessoas com necessidades especiais nos conscientiza muito mais, eu tenho um amigo com deficiência física pra mim ele e comum igual os outros.

Mateus de Lima Ferreira disse...

Geralmente,pessoas com deficiência fisica passam por diversos tipos de dificuldades,entre elas o preconceito e a inclusão social.
Muitas pessoas que presenciam esse tipo de preconceito acham normal. Mas porque normal? Se são pessoas iguais agente,que precisam das mesmas coisas e do mesmo amor que nós.
Não concordo com esse preconceito,acho sem carater alguém que deixa de lado um deficiente fisico,humilhando-o e tratando-o como se fosse um animal mas animal mesmo é quem comete esse erro.
Muitas vezes é melhor conviver com pessoas deficientes do que com pessoas "normais",porque mesmo elas sendo discriminadas nos ensinam a ter respeito e a lhe dar com as dificuldades dos outros.

ANA BEATRIZ HOLANDA RODRIGUES disse...

O filme mostra de um rapaz que sonha ter o seu futuro melhor,apesar que a muitos anos ele sempre teve essa visão.Mas mesmo sabendo que a vida colocou um ponto final diante das suas esperanças,ele não desistiu e foi atrás,porque acreditou mesmo havendo aquela trágedia.Por isso devemos acreditar em tudo aquilo que queremos possuir ou garantir melhor que achamos para o nosso futuro.E não pensar que nada vai dar certo,por acontecer trágedia ou algo assim em sua vida.É melhor pensar positivo para que novas esperanças possam acontecer em nossas vidas.Pois somos iguais e não há diferença nenhuma,porque enfrentamos problemas difíceis e entre outras coisas que passamos no nosso dia-a-dia.Mas o mal das pessoas são o preconceito no qual prejudica os inocentes que são pessoas com problemas físicamente.
Então devemos saber que eles não tem culpa de ter nascido assim não tão perfeitos físicamente,mas perfeitos de coração na qual não deixam de acreditar em seus sonhos e expectativas.Isso é o básico que eu tenho pra comentar ou opiniar,sobre a questão do filme e da realidade da vida entre as pessoas.

gabriela disse...

fiquei muito emocionada com esse filme,a historia desse rapaz e uma lição de vida para todos,ele mostra que o impossível não existe como se quer algo,o que existe e o covarde que tem medo de enfrenta as dificuldade da vida,um rapaz com deficiência física mostrou a todos que pode consegui realizar seus sonhos,e que os governantes do nosso país tenha um pouco de conciencia e abra os olhos e dê um pouco mais de atenção,aos portadores de deficiência física e fazer mais campanhas sobre o preconceito sobre isso"DIGA NÃO O PRECONCEITO"

Fernando disse...

Eu Antonio Fernando acho o filme um otimo jeito de fazer as pessoas terem uma reflexão sobre aqueles que tem necessidades especiais como portadores de deficiência visual e varias outras.Mais como podemos ver hoje em dia os portadores de deficiência tem muita deficuldade para entra na area de trabalho e até andar pela cidade por isso as pessoas tem que ter mais compreenção e até ajudar quando poder,e o filme ensina a ter mais respeito e colaboração com os deficiêntes.
o filme:Durante a infância, Richard Pimentel teve que enfrentar a instabilidade de sua mãe e a morte de seu pai. Na adolescência começa a aparecer seus problemas aos colegas de escola e descobre o dom para discursos. Quando entra na Universidade Richard conhece seu ídolo Ben Padrow, que o rejeita como seu professor por achar que ele só poderia ter muitos temas para debate, após ter vivido uma vida inteira. O jovem e ambicioso Richard vê então seus sonhos se desmoronarem e resolve se alistar no exército. Durante o combate no ele acaba perdendo a audição por causa de uma explosão. quando volta para a cidade, Pimentel tem que enfrentar sua nova condição.
então ele começa a perceber que não importa quanto bom ele fosse ele não seria contratado por que ele era surdo então ele resolve não tocar no assunto na hora das entrevistas.Assim ele começa sua luta para botar os deficientes no trabalho.
Antonio Fernando S2

Maelly Rodrigues disse...

Na minha opnião, o preconceito contra portadores de deficiência física é muito comum hoje em dia.
Principalmente quando esses portadores não tem condições para oferecer a si próprio uma vida melhor. O mundo hoje em dia não precisa só de pessoas fisicamente "perfeitas",e sim de pessoas capazes de concluir o que lhes foi destinado!
Tem sim muitas pessoas, independentes de suas deficiências, capazes de colocar o mundo pra frente! Só cabe a nóis , acreditarmos na eficiência do trabalho dessas pessoas', e arriscarmos dando-lhes uma chance de nos mostrar que são capazes de tal ato!

Luiz Henrique disse...

Mostra o valor de uma amizade sem limites, a luta em fazer valer os direitos dos deficientes. São exemplos que devem ser admirados e seguidos. Faz com que repensemos muitos conceitos em nossa vida. E que não tratemos os deficientes como se fosse um objeto mas como uma pessoa normal como nós.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
sthefany disse...

(sthéfany messias pádua)
O filme é muito emocionante, prata-se de um garoto que.
Durante a infância, Richard teve que enfrentar a instabilidade de sua mãe e a morte de seu pai. Na adolescência, ele começa a expor seus problemas aos colefas de escola e descobre o dom para discursos. Quando entra na universidade, Richars conhece seu ídolo Ben Padrow (Hectoir Helizondo), que o rejeita como seu mentor por achar que ele só poderia ter muitos temas para debate após ter vivido uma vida inteira. O jovem e ambicioso Richard vê então seus sonhos se desmoronarem e resolve se alistar no exército. Durante o combate no Vietnã, ele acaba perdendo a audição por causa de uma explosão. Ao retornar para a civilização, Pimentel tem que enfrentar sua nova condição. Diante das dificuldades, ele se empenha para mostrar que não é inferior a ninguém e começa a defender idéias sobre os direitos dos deficientes, chamando a atenção do governo e da sociedade para uma realidade a qual muitos fecham os olhos.

PauloO SergioO disse...

Acho que o preconceito com portadores de deficiências especias muito presente no nosso cotidiano,apesar de já existir leis que determinam que as empresas reservem uma quantidade de vagas para funcionários portadores de deficiências, muitas empresas se recusa a contratar essas pessoas alegando que eles não irão desenvolver corretamente a profissão, Minha Avó é deficiente e so ela sabe as humilhações que passou e ainda passa nas ruas do bairro ela teve um problema nas pernas e uma ficou maior do que a outra eu fico indignado quando vejo crianças e até mesmo adultos dando risadas da situação dela, naos sabendo eles que o futuro é incerto e que amanhã eles poderiam ta enfrentando aquela situação.
E o Filme mostra que apesar da dificuldades e da humilhação como o ator Richard Pimentel (Ron Livingston) passou se não me falha a memoria ele teve que se retira do restaurante porque pessoas com necessidades especias não podia circular em ambientes públicos,mesmo em meio a esses constrangimentos ele não desistiu de lutar para alcançar o seu objetivo.

E que esse filme sirva de exemplo para todos e principalmente para pessoa portadores de deficiencia seja ela qual for... e eu deixo essa mensagem para eles "lute,e acreditar que sonhar sempre é precisoO e que você não é inferior a ninguem...